Pintando a mão-livre?

by Marcelo Munhoz | 10/17/2009 04:17:00 PM in , , , |

Duas postagens atrás eu escrevi sobre minha experiência com o Expressionismo Abstrato e a obra de Jackson Pollock (1912-1956). O assunto ficou meio vago e sem um final feliz. :(
Eu pensei em escrever um pouco mais e dividir com quem me lê sobre tudo isso. Pois bem, o E.A. é um movimento que ganhou força prós II Guerra Mundial nos EUA. Porém, anos antes Wassily Kandinsky(1866-1944) já utilizava técnicas expressionistas em suas obras. Através do uso de cores fortes e formas abstratas, foi o artista mais consistente nessa forma de arte.
O prós-Guerra trouxe um sentimento de revolta e liberdade. Nos EUA, alguns artistas refugiados iniciaram um processo de desvinculação do padrão europeu, mostrando a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade. O momento confuso em que viviam afetou de fato o modo como a arte se desenvolveu no decorrer daquele tempo. Pollock foi o artista mais incisivo do movimento.

O expressionismo abstrato usa de técnicas específicas e inovadoras: a action painting e o dripping.
A action painting é uma técnica de pintura na qual o artista atira a tinta sobre a tela com movimentos pensados ou não, mas sempre coordenados.
Já no dripping o artista deita a sua tela ao chão e derruba atinta sobre ela com a ajuda de instrumentos variados como pedaços de madeira, espátulas o que estivesse a disposição com tanto que suprissem a necessidade estética que o artista procura.


Wassily Kandinsky

0 comentários:

Marcações